Chamada de Trabalhos
31 março a 5 de abril de 2023, Lisboa, Portugal.
ATENÇÃO: Atividades em pausa para 2023
1. Desafio.
Desafio aos criadores e artistas nas diversas áreas. Incentivam-se comunicações ao congresso sobre a obra de um artista ou criador. O autor do artigo deverá ser ele também um artista ou criador graduado, exprimindo-se numa das línguas ibéricas.
Tema geral:
Os artistas conhecem, admiram e comentam a obra de outros artistas – seus colegas de trabalho, próximos ou distantes. Existem entre eles afinidades que se desejam dar a ver.Foco:
O Congresso centra-se na abordagem que o artista faz à produção de um outro criador, seu colega de profissão. Esta abordagem é enquadrada na forma de comunicação ao congresso. Encorajam-se as referências menos conhecidas ou as leituras menos 'óbvias.'
É desejável a delimitação: aspectos específicos conceptuais ou técnicos, restrição a alguma(s) da(s) obra(s) dentro do vasto corpus de um artista ou criador.
Não se pretendem panoramas globais ou meramente biográficos / historiográficos sobre a obra de um autor.
Prefere-se a abordagem de criadores menos conhecidos, mas de qualidade, oriundos dos paĆses de expressão portuguesa ou espanhola.
2. Línguas de trabalho
Oral:
- Português;
- Castelhano;
Escrito:
- Português;
- Castelhano;
- Galego
- Catalão
3. Datas importantes
Data limite de envio de resumos: 15 de dezembro 2022. Atividades do congresso em pausa
As comunicações mais categorizadas pela Comissão Científica são publicadas em periódicos académicos como os números sequentes da Revista ":Estúdio", os números sequentes da revista "Gama", os números sequentes da revista "Croma", lançadas depois do Congresso CSO. Todas as comunicações são publicadas nas Atas online do Congresso (dotado de ISBN).
4. Condições para aceitação
Os autores dos artigos são artistas ou criadores graduados, no máximo de dois por artigo.
O autor do artigo debruça-se sobre outra obra diferente da própria.
Preferem-se artigos que tomam como objecto um criador oriundo de país de idioma português ou espanhol.
Preferem-se a revelação de autores menos conhecidos.
Uma vez aceite o resumo provisório, o artigo só será aceite definitivamente se seguir o manual de estilo (meta artigo) e tiver o parecer favorável da Comissão Científica.
Cada participante pode submeter até dois artigos.
5. Submissões
Primeira fase, RESUMOS: envio de resumos provisórios. Cada comunicação é apresentada através de um resumo de uma ou duas páginas (máx. 2.000 carateres) que inclua uma ou duas ilustrações.
Segunda fase, TEXTO FINAL: envio de artigos após aprovação do resumo provisório
Cada comunicação final tem c. cinco páginas (de 10.000 a 15.000 caracteres sem espaços referentes ao corpo do texto sem contar com caracteres do título, resumo, palavras-chave, legendas, e bibliografia). O formato do artigo, com as margens, tipos de letra e regras de citação, está disponível no meta-artigo auto exemplificativo, disponível no separador "submissões" no sítio web.
6. Apreciação por 'double blind review' ou 'arbitragem cega.'
Cada artigo recebido pelo secretariado é reenviado, sem referência ao autor, a dois, ou mais, dos membros da Comissão Científica, garantindo-se no processo o anonimato de ambas as partes – isto é, nem os revisores científicos conhecem a identidade dos autores dos textos, nem os autores conhecem a identidade do seu revisor (double-blind). No procedimento privilegia-se também a distância geográfica entre origem de autores e a dos revisores científicos.
Critérios de arbitragem:
- Dentro do tema proposto para o Congresso, "Criadores Sobre outras Obras," versar preferencialmente sobre autores com origem nos países do arco de línguas de expressão ibérica ou autores menos conhecidos;
- Interesse, relevância e originalidade do texto;
- Adequação linguística;
- Correta referenciação de contributos e autores e formatação de acordo com o texto de normas.
Só são aceites comunicações de artistas ou criadores com graduação académica na área.
7. Custos:
O valor da inscrição irá cobrir os custos de ediçao dos materiais de apoio e meios de disseminação web, bem como outros custos de organização. Despesas de almoços, jantares e dormidas não incluídas.
A participação pressupõe uma comparticipação de cada congressista ou autor nos custos associados.
Como conferencista com UMA comunicação: 166 euro (se inscrito antes de 15 março), 332 euro (se inscrito depois de 16 março).
Como conferencista com DUAS comunicações: 332 euro (se inscrito antes de 15 março), 664 euro (se inscrito depois de 16 março).
Conferencista membro da Comissão Científica, professor ou aluno da FBAUL, 92 euro (se inscrito antes de 15 março), 184 euro (se inscrito depois de 16 março) - valor por cada comunicação.
Conferencista ou espectador afiliado do CIEBA ou sócio da SNBA: isento de custos.
No material de apoio inclui-se o processamento das Atas do Congresso e os meios de disseminação.
Contactos:
CIEBA: Centro de Investigação e Estudos de Belas-Artes
Largo da Academia Nacional de Belas-Artes
1249-058 Lisboa | Portugal
congressocso@gmail.com
http://cso.belasartes.ulisboa.pt/
Apoio:
Transportadora oficial / official carrier